Condomínio em Valparaíso de Goiás e novo bairro em Brasília abrigarão milhares de moradores
O Grupo Paulo Octávio realizará as obras do condomínio AlbertVille, em Valparaíso de Goiás, que teve o projeto de loteamento aprovado pela prefeitura da cidade em janeiro deste ano. O projeto fica às margens da rodovia BR-040 e tem área de 702 mil metros quadrados. Dos 111 lotes, 10 serão para uso comercial de grande porte, como shoppings, faculdades, atacarejo e hospitais. Outros 31 lotes estão destinados a uso misto, para habitação e pequenos negócios, e outros 70 serão reservados para a construção de condomínios verticais.
As obras de infraestrutura do loteamento também ficarão sob a responsabilidade do Grupo Paulo Octávio. O empreendimento AlbertVille terá equipamentos públicos comunitários, além de ciclovias, estacionamentos públicos com piso drenante e estação de tratamento de esgoto. Após sua implantação, é esperado que o condomínio abrigue 138 mil habitantes. As obras ainda não começaram.
Em Brasília, o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou, em outubro, a criação de novo bairro na região administrativa de Vicente Pires. Chamado Setor Jóquei Clube (SJC), o bairro ficará localizado entre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Via Estrutural. A previsão é que o bairro tenha 51,9 mil moradores ocupando os 17,3 mil apartamentos a serem construídos na região. A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) é a proprietária do terreno do novo bairro e a responsável pelo parcelamento do solo.
Ao todo, serão criados 261 lotes para moradia, comércio, serviços, indústria e uso institucional. O bairro também abrigará dois parques urbanos, espaços para áreas verdes e equipamentos públicos, escolas e uma nova subestação de energia. De acordo com avaliação realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as edificações terão como regra a altura máxima fixada em 21 metros, ou seis andares. Após a aprovação no Conplan, a Terracap deverá apresentar o projeto urbanístico à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) para análise técnica. Depois, ele será submetido à aprovação por decreto governamental. Após a conclusão desse trâmite, os lotes poderão ser registrados em cartório.
A construção do novo bairro já era vislumbrada em 2021, quando o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Terracap, assinou termo de cooperação técnica com a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF). Pelo acordo, a associação elaborou o projeto urbanístico da região. Em contrapartida, o GDF se comprometeu a realizar o processo de licitação pública, além de providenciar a infraestrutura e o licenciamento ambiental necessários para a construção na área. Em 2029, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) já considerava urbana a área onde o novo bairro ficará. O documento estabeleceu as primeiras diretrizes para o parcelamento do solo.
Com:
Jornal A Entrevista (https://jornalaentrevista.com.br/noticia/8039/prefeitura-de-valparaiso-de-goias-autoriza-construcao-de-megaempreendimento-particular-as-margens-da-br-040)
Correio Braziliense (https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2024/10/6962462-criacao-do-novo-bairro-joquei-clube-e-aprovada-para-519-mil-habitantes.html)