O primeiro dos novos empreendimentos residenciais será construído no Guará II
O grupo Paulo Octavio investirá R$ 1,073 bilhão (incluindo o Valor Geral de Vendas) em seis novos empreendimentos residenciais, que serão lançados ainda em 2024. Os prédios serão construídos em Samambaia, Guará II, Águas Claras, no Noroeste e no Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), localizado entre as regiões administrativas do Guará e do Plano Piloto. O anúncio dos planos do grupo ocorreu dia 20 de junho último, dois dias antes do lançamento do primeiro desses projetos, que será construído no Guará II. Segundo o CEO do grupo, o empresário Paulo Octávio Pereira, três dos novos negócios serão financiados pelo Banco Regional de Brasília (BRB). Ainda segundo Paulo Octávio, o grupo planeja lançar residenciais até o ano de 2030. “Planejamento é fundamental”, afirmou.
Hoje os negócios da construtora estão restritos apenas à região da capital federal. No próximo ano, é provável que o grupo lance um loteamento em Valparaíso de Goiás, entorno do Distrito Federal. O grupo também estuda parceria com a Caixa Econômica Federal para a construção de condomínio no Recanto das Emas. Os apartamentos deverão ter preço médio de R$ 170 mil, valor previsto na Faixa 2 do Novo Programa Minha Casa, Minha Vida. Com os novos empreendimentos em vista, o empresário Paulo Octávio estima que novos empregos devem ser criados nas 120 empresas parceiras, em diversos níveis. A construtora Paulo Octavio possui hoje cinco mil funcionários.
Além dos novos empregos e incentivos à qualificação interna, a construtora aposta na inteligência artificial e na robotização, que deve ser adotada a médio prazo. “A inteligência artificial vai nos ajudar mais nas obras, com um acompanhamento melhor na condução das construções”, afirma Paulo Octávio. A adoção de um sistema conhecido como BIM (Building Information Modeling) permite a criação de projetos 3D, com todas as especificações de elementos de construção e de materiais a serem utilizados. “Estamos colocando a construção civil na tecnologia”, completou o empresário.